O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) repudia a recente decisão da Administração dos EUA, presidida por Joseph Biden, de manter Cuba na «lista de países» que, arbitraria e hipocritamente, afirma serem «patrocinadores do terrorismo».
Recorde-se que a infame decisão de incluir Cuba na dita «lista de países patrocinadores do terrorismo» foi tomada por Donald Trump, no fim do seu mandato, e que Biden, apesar de prometer
revertê-la durante a sua campanha eleitoral para as presidenciais, não só não cumpriu a sua promessa, como secundou a decisão de Trump.
Trata-se de uma ilegítima medida unilateral tomada pelos EUA que visa agravar o criminoso bloqueio que impõem contra Cuba e o seu povo, incluindo o seu carácter extra- territorial.
Uma cínica decisão tomada pelos EUA, país que reconhecidamente cria, financia e arma grupos terroristas, com que promove a ingerência e a desestabilização contra outros países, entre os quais Cuba, vítima de inúmeros actos de terrorismo perpetrados por grupos com vínculos aos EUA.
O CPPC chama a atenção para esta e outras medidas coercivas unilaterais impostas por parte dos EUA contra diversos países, que a atual Administração norte-americana não só tem mantido, como intensificado, agravando o caminho de desrespeito e afronta ao direito internacional.
Cuba é um reconhecido exemplo de solidariedade a nível internacional, vejam-se as políticas de cooperação e de relação amistosa com outros povos, designadamente, prestando auxílio às vítimas de calamidades naturais ou outras tragédias, como testemunham as muitas brigadas de médicos enviadas por Cuba a vários países do mundo.
O tempo que vivemos requer a mobilização da solidariedade para com as causas justas.
O CPPC apela à solidariedade com Cuba e o seu povo, à exigência da imediata retirada de Cuba da dita «lista de países patrocinadores do terrorismo» dos EUA, à exigência do imediato fim do criminoso bloqueio que os EUA impõem contra Cuba.
Como qualquer outro povo do mundo, o povo cubano tem o direito de prosseguir soberanamente o caminho que escolheu para o seu país.
A Direção Nacional do CPPC