O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) esteve presente, entre os dias 21 e 23 de julho, no Acampamento "Dêem uma oportunidade à Paz", organizado pela Plataforma pela Paz e Desarmamento - à qual o CPPC pertence - e que se realizou em Melides, Grândola.
O acampamento teve início na sexta feira à tarde, onde centenas de jovens de todo o país foram chegando ao recinto do campismo, local que foi também palco da animação da primeira noite.
A abertura oficial do
acampamento iniciou-se com as intervenções de José Pinho, Secretário-Geral do Projecto Ruído, de Bruno Mateus, presidente da Junta de Freguesia de Melides e António Figueira Mendes, presidente da Câmara Municipal de Grândola. Nas intervenções, recordou-se o festival "Dêem uma oportunidade à Paz" que se realizou há 40 anos, também em Grândola.
A noite seguiu com os concertos de Ruth Marlene, Pedro Mafama e Bateu Matou.
Entre praia e outras atividades que tiveram lugar durante o dia, o sábado (22 de julho) foi marcado pelo grande desfile pelas ruas de Melides, onde as centenas de jovens afirmaram os valores da Paz e onde ecoou "Paz sim! Guerra não!", "Para a guerra vao milhões para os jovens so tostoes". O desfile terminou no recinto da festa da fonte dos olhos que continuou noite dentro.
No ultimo dia do acampamento, o CPPC fez-se representar por Julie Neves, da direção nacional, no debate que contou tambem participação de outras organizações da plataforma.
Mais uma vez foram afirmados os valores da Paz, rejeitando o militarismo, a escalada de confrontação e da guerra por todo o mundo, e afirmou se a necessidade do cumprimento da Constituição da República portuguesa.
O CPPC falou do trabalho desenvolvido e por desenvolver, nomeadamente do III Encontro pela Paz, convidando todos os presentes a participar.
Os jovens querem a paz e não o que a guerra traz, e o acampamento foi uma grande demonstração disso.